SEFAZ Alerta sobre envio de notas com erro
- 25 de jul. de 2018
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SEFAZ Alerta: Contribuintes poderão sofrer rejeição permanente para envio de notas.
Empresas que tentarem enviar NFe e NFCe com o mesmo erro por mais de 50 vezes terão seu envio bloqueado pelo sistema do governo.
Entenda mais sobre a decisão da Receita Federal e esteja atento à nova regularização.
Entenda melhor a decisão
Por meio da Nota Técnica 2018.002 – v 1.00, divulgada pelo Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) anunciou o possível bloqueio para envio de notas.
O bloqueio poderá ocorrer mediante a seguinte situação:
Uma NFe ou NFCe que for enviada para autorização e apresentar o seguinte erro: “656- Rejeição: Consumo Indevido” precisará ser aberta e ser verificado o erro antes de ser enviada novamente.
Caso seja realizada a tentativa de envio novamente por mais de 50 vezes, sem abrir a NFe ou NFCe para corrigir o erro, a SEFAZ dará uma rejeição permanente.
A rejeição acarretará no bloqueio de envio de notas para o contribuinte em questão.
Para realizar o desbloqueio, o contribuinte precisará entrar em contato com a SEFAZ do seu estado.
A medida entrou em teste a partir do dia 02 de Maio deste ano e entrará em vigor no dia 16 de Maio de 2018.
O que levou a SEFAZ até tal decisão?
Normalmente a Rejeição 656 – Consumo Indevido, se dá quando há muitas consultas no sistema do governo.
Pode ocorrer também quando é excessivo o número de tentativas de envio de uma mesma nota com erro.
Segundo a SEFAZ, isto congestiona os sistemas do governo trazendo problemas para outros contribuintes.
Antes o limite de tentativas eram de 600 vezes dentro de 5 minutos, a partir de agora o número foi reduzido para 50.
Atenção com o seu emissor de notas fiscais
Muitos emissores tem um sistema de envio contínuo de notas fiscais por meio de um looping.
Isto é o que pode trazer problemas para os contribuintes, especialmente na emissão de NFCe.
Para isto, caso perceba que a sua nota não foi enviada e apresentou a rejeição em questão, cancele o looping e tente resolver o problema antes de tentar o reenvio.
Caso haja dificuldades com tal procedimento, entre em contato com o suporte de seu sistema para que o erro seja verificado e resolvido.
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