top of page

SEFAZ Alerta sobre envio de notas com erro

  • 25 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

SEFAZ Alerta: Contribuintes poderão sofrer rejeição permanente para envio de notas.

Empresas que tentarem enviar NFe e NFCe com o mesmo erro por mais de 50 vezes terão seu envio bloqueado pelo sistema do governo.

Entenda mais sobre a decisão da Receita Federal e esteja atento à nova regularização.

Entenda melhor a decisão

Por meio da Nota Técnica 2018.002 – v 1.00, divulgada pelo Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) anunciou o possível bloqueio para envio de notas.

O bloqueio poderá ocorrer mediante a seguinte situação:

Uma NFe ou NFCe que for enviada para autorização e apresentar o seguinte erro: “656- Rejeição: Consumo Indevido” precisará ser aberta e ser verificado o erro antes de ser enviada novamente.

Caso seja realizada a tentativa de envio novamente por mais de 50 vezes, sem abrir a NFe ou NFCe para corrigir o erro, a SEFAZ dará uma rejeição permanente.

A rejeição acarretará no bloqueio de envio de notas para o contribuinte em questão.

Para realizar o desbloqueio, o contribuinte precisará entrar em contato com a SEFAZ do seu estado.

A medida entrou em teste a partir do dia 02 de Maio deste ano e entrará em vigor no dia 16 de Maio de 2018.

O que levou a SEFAZ até tal decisão?

Normalmente a Rejeição 656 – Consumo Indevido, se dá quando há muitas consultas no sistema do governo.

Pode ocorrer também quando é excessivo o número de tentativas de envio de uma mesma nota com erro.

Segundo a SEFAZ, isto congestiona os sistemas do governo trazendo problemas para outros contribuintes.

Antes o limite de tentativas eram de 600 vezes dentro de 5 minutos, a partir de agora o número foi reduzido para 50.

Atenção com o seu emissor de notas fiscais

Muitos emissores tem um sistema de envio contínuo de notas fiscais por meio de um looping.

Isto é o que pode trazer problemas para os contribuintes, especialmente na emissão de NFCe.

Para isto, caso perceba que a sua nota não foi enviada e apresentou a rejeição em questão, cancele o looping e tente resolver o problema antes de tentar o reenvio.

Caso haja dificuldades com tal procedimento, entre em contato com o suporte de seu sistema para que o erro seja verificado e resolvido.


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page